top of page
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter

CANTINHO DA ALEGRIA É RECONHECIDO COMO UTILIDADE PÚBLICA EM ITAPEMA

A ONG Cantinho da Alegria, que há mais de 10 anos transforma a realidade de crianças, adolescentes e famílias em situação de vulnerabilidade social no bairro Morretes, em Itapema, recebeu nesta semana o reconhecimento oficial de utilidade pública. A medida foi sancionada pelo prefeito Alexandre Xepa (PL) e representa um importante avanço para a entidade.

Com a nova lei, a organização passa a ter acesso a ferramentas de apoio institucionais, como a possibilidade de firmar parcerias com o poder público, participar de editais e buscar recursos que permitam ampliar os atendimentos prestados à comunidade.

A cerimônia de sanção contou com a presença de representantes da ONG, familiares das crianças assistidas e do vereador João Vitor, autor do projeto que deu origem à lei.

“Quem conhece de perto o trabalho do Cantinho da Alegria sabe do carinho, da seriedade e do impacto que essa equipe gera na vida das nossas crianças. O que estamos fazendo hoje é reforçar esse compromisso com as famílias que mais precisam. Vamos continuar investindo em quem faz a diferença na vida das pessoas”, afirmou o prefeito Alexandre Xepa durante o ato.

O reconhecimento como entidade de utilidade pública é um passo fundamental para garantir mais visibilidade, estrutura e possibilidades de crescimento para a ONG, que já é referência no acolhimento e apoio social em Itapema.



Sobre a ONG

ONG Cantinho da Alegria foi fundada em 2014 pela presidente Leidaiana, com o intuito de prover assistência a crianças e adolescentes carentes, em situação de vulnerabilidade social ou que tiveram seus direitos violados.


Atualmente, a ONG atende mais de 80 crianças por turno, de 2 a 17 anos, oferecendo apoio, acolhimento e atividades educativas gratuitas no contraturno escolar. Ao longo da sua trajetória, mais de 3.700 famílias já foram impactadas diretamente pelo trabalho desenvolvido — sempre mantido com doações da iniciativa privada.

São oferecidos alimentação (café da manhã, almoço, lanche da tarde), cuidados com a higiene pessoal, inclusive bucal, apoio psicológico, atividades didáticas, atividades físicas, palestras, oficinas e brincadeiras.


O Cantinho da Alegria também fornece assessoria jurídica para as famílias, quando necessário, e busca dar suporte na alimentação com doações de cestas básicas. Quando possível atende também a pessoas em situações de rua, casos de violência doméstica e idosos, encaminhando-os aos setores de competência para cada situação.

Ao longo de toda a sua história a instituição já beneficiou mais de 6.853 famílias, tudo isso utilizando apenas doações da iniciativa privada.

ree

Como apoiar

O Cantinho da Alegria atualmente possui uma despesa fixa mensal de aproximadamente R$ 52.000,00, composta por aluguel, salários, encargos, energia elétrica, água, gás, comunicação, e sobrevive apenas com as doações de pessoas da comunidade e de algumas empresas. A ONG também promove bazares e outras ações para arrecadar fundos para despesas do dia a dia, como alimentação, materiais de higiene e limpeza, entre outros.

Comentários


bottom of page